MBTI(Português)

Personalidade ENTP

Os ENTPs procuram explicações coerentes e lógicas sem contradição, e estão constantemente à procura de novas ideias, esforçando-se por compreender a estrutura das coisas e como elas se encaixam. São intelectualmente curiosos, capazes de ver as relações e os significados por detrás das coisas, e de ver as coisas de múltiplas perspectivas. São cépticos quanto aos conceitos e métodos existentes e, em vez de assumirem, usam os seus próprios processos de pensamento para encontrar conceitos e métodos melhores e mais inventivos. Eles comunicam, partilham e discutem as suas ideias com outros. Se houver sempre um pensamento ou ideia melhor, eles tentarão adoptá-la.

São optimistas e estão dispostos a fazer o que lhes parece bom. São inteligentes e rápidos a compreender, e quanto mais são desafiados, mais aprendem e mais conhecimentos ganham. Quando tentam algo novo, ficam entusiasmados em ver o que podem fazer e o que podem aprender.

Eles estão à altura do desafio, mas no início podem não ter uma resposta muito clara sobre o que irá acontecer. Começam frequentemente com o que pensam ser uma boa ideia, só para descobrirem mais tarde que é um fracasso. Mas, mesmo assim, não permanecem na sua desilusão. Mesmo que falhem, são capazes de utilizar essa experiência para terem sucesso na próxima. Não é invulgar que eles até apresentem novas ideias a partir da própria experiência do fracasso.

Os ENTPs são brincalhões e gostam de jogos e brinquedos. Quanto mais sofisticados intelectualmente são, mais gostam deles. Eles vão querer juntar-se a um jogo que seja popular ou que todos os outros estejam a jogar. Uma vez terminada a sua resolução ou compreendido como funciona, o seu interesse muda para a próxima coisa nova.

Os ENTPs são competitivos, competentes, e capazes de lidar com muitas coisas estrategicamente. Querem trabalhar com pessoas competentes para alcançar os seus objectivos de uma forma eficiente. Têm uma série competitiva, concentram-se em vencer os seus adversários, e ficam excitados se conseguirem encontrar uma forma de vencer.

São engenhosos e adaptáveis a novas situações. Tendem a aborrecer-se facilmente, mas quando estabelecem um objectivo adequado, são auto-disciplinados e trabalhadores. Quando são confrontados com um grande obstáculo, estão ainda mais motivados e determinados a ultrapassá-lo. Ainda que possam enfrentar um problema a seguir ao outro, são capazes de encontrar soluções e melhorias de cada vez, o que os aproxima dos seus objectivos.

Não querem ser incomodados por relações desde que estejam concentrados e atentos ao que estão a fazer. No entanto, quando têm uma breve pausa, ou após um dia de trabalho bem sucedido, tentam socializar. Muitas vezes motivam-se falando com as pessoas e fazendo-as ouvir os seus problemas. São encantadores, afectuosos, e entretêm pessoas com histórias interessantes. Eles também se deslocam para conhecer novas pessoas, o que naturalmente expande as suas amizades.  

Os ENTPs querem que outras pessoas saibam o que pensam e o que fazem. Procuram opiniões e mostram as suas realizações às pessoas que as compreendem. Dão-se bem quando encontram alguém que tem interesses semelhantes aos seus. Estão dispostos a colaborar para dar vida às ideias quando as suas ideias são aceites. Estão abertos à procura de apoio de outros onde se sintam desconfortáveis. Valorizam as relações e querem assegurar que todos os envolvidos, incluindo eles próprios, beneficiem do seu papel. São respeitosos e agradecidos por bons conselhos, embora a rivalidade possa irromper quando encontram alguém competente.

Eles são honestos na sua auto-divulgação e têm um lado humilde. São abertamente felizes e motivados por elogios. Eles são compreensivos quando as opiniões de outras pessoas se baseiam em boas provas. Reflectem sobre os seus fracassos quando são castigados ou repreendidos por outros. Eles declaram as suas ideias e estão curiosos sobre o que os outros pensam.

Os ENTPs têm boas capacidades analíticas e de planeamento e podem persuadir outros. Nem sempre terminam o que começam sozinhos; podem deixar que os outros o façam por eles. No entanto, desde que tenham uma relação de cooperação e partilhem os deveres e benefícios de forma justa, não haverá problemas. Não são bons a prestar atenção aos detalhes na fase de execução propriamente dita. Acreditam que se conseguirem que outros apontem erros que não conhecem, estarão mais perto de concluir a execução dos planos que fizeram.

Gostam de discussões e muitas vezes tornam-se quentes. Eles raciocinam coerentemente e argumentam as suas ideias a partir da sua perspectiva única. Podem mudar as perspectivas e até considerar se os pontos de vista opostos são simples, por isso é como debater. Não estão ligados pelo senso comum ou por ideias existentes, mas tentam explorar o que pensam ser mais correcto, métodos e conceitos mais valiosos, debatendo com outros. Este estilo de comunicação é como um desporto para os ENTPs, e pode ser divertido. No entanto, pode ser um desafio para os outros, uma vez que se esforçam por rigor e clareza a preto e branco quando surge uma pequena questão ou quando se nota uma falta de consistência. Podem até desprezar aqueles que não os entendem. Também podem ser ofensivos para os ouvintes porque por vezes trazem à tona ideias idiota, suposições sem escrúpulos, e argumentos plausíveis. Sem querer, ficarão tão absorvidos na discussão que os seus oponentes ficarão enojados e não poderão proceder como desejam. Podem até deixar de ser levados a sério. Ou, se decidirem que a situação com que estão a lidar está fora de controlo, desistirão da pessoa com quem estão a falar, abandonarão a discussão e afastar-se-ão. Podem lamentar ter-se esquecido de ser educados, mas pensam que era inevitável e pensam em algo mais a fazer. Um tipo NT compreensivo ou um INFJ maduro, por exemplo, pode ser um bom parceiro de debate para eles. Trazem novas perspectivas em áreas como a estratégia empresarial, ciência, tecnologia e filosofia.

Pode-se confiar nos ENTPs para serem inspirados e usarem os seus próprios processos de pensamento para realizarem um trabalho criativo. Se puderem utilizar estes pontos fortes em seu proveito, pode esperar que trabalhem numa vasta gama de campos. Não são orientadas para os pormenores, mas estão abertas a críticas honestas e aperfeiçoarão e estabelecerão gradualmente os seus métodos. Trabalharão em conjunto para tornar as suas ideias uma realidade, e será um prazer vê-los a serem amplamente aceites e estabelecidos.

→ NaruDinamics versión portuguesa de Narukin

ナルメカ(ナルキンのそうなるメカニズム) -NaruMECHANISM-

コメント

タイトルとURLをコピーしました