Narukin Psychology

utilização racional da ansiedade

Você tem uma personalidade que te faz sentir inquieto? Meu amigo T tem uma personalidade que me faz sentir inquieto (neurótico).

Ele estava muito ansioso, receando, por exemplo, um terremoto que aconteceria um dia. É verdade que assistir ao grande terremoto na TV é assustador, mas há pessoas no mundo que não se sentem tão ansiosas. Sim, há pessoas com menos probabilidade de se sentirem inquietas e menos propensas a se sentirem ansiosas, pois há pessoas que estão morrendo de medo de casas assombradas, mas há também pessoas que não estão tão assustadas.
Os psicólogos estão descobrindo que metade desses neuroticismos se deve à hereditariedade (congênita: adquirido = 50: 50). Infelizmente, as pessoas mais propensas a sentir ansiedade “por natureza” são mais propensas a sentir ansiedade.

スポンサーリンク

utilização racional da ansiedade

Agora, voltando ao assunto, como meu amigo T deve lidar com sua ansiedade sobre o terremoto? Ele disse, “sinta-se inquieto” “assustador” e “quer ser menos ansioso” e sugeriu respirar fundo e fazer yoga.
Isso é certamente uma maneira. Vai aliviar sua ansiedade interior. No entanto, a menos que ele resolva sua ansiedade subjacente, o medo de terremotos voltará a atacar.O quê? Você não pode resolver um terremoto?Isso mesmo.
Mas “preparação para um terremoto” é possível. Por exemplo, você pode consertar móveis no chão ou na parede com pregos para evitar que caiam quando tremem. Se você não fizer isso, e você simplesmente assusta ou acalme seus medos internos, você ainda está fundamentalmente ansioso.

Então, o que devo fazer se ainda me sentir mal depois de consertar os móveis no exemplo anterior? Na verdade, você deveria se orgulhar disso. “grande poder” de se sentir inseguro.

Então vamos comparar isso com uma pessoa que não tem muita ansiedade no mundo.

  • Pessoas que não estão preocupadas com terremotos
    Elas não estão preparadas para terremotos → Se um terremoto realmente ocorrer, elas serão esmagadas por móveis.
  • Meu amigo T, que está preocupado com o terremoto
    Ele detectou o perigo e fixou a mobília no chão com um prego → Ele foi capaz de se preparar para o terremoto → Existe uma grande possibilidade de que ele sobreviva ao terremoto.

Quando você pensa sobre isso, não é ruim sentir ansiedade, mas sim ter uma alta capacidade de sentir o perigo. Se você usar bem, você pode cuidar disso.
Sim, a maioria das personalidades se baseia em prós e contras, e os prós da ansiedade são “a capacidade de sentir o perigo melhor do que os outros”.

Porque você pode sentir ansiedade e sentir perigo, você pode eliminar o elemento de ansiedade. Sim, quando você se sente ansioso por algo, você não tem medo apenas. Se você lidar com isso esmagando a fonte de sua ansiedade, um por um, você vai na frente dos outros.

Mesmo que pareça um déficit, você pode ver o mérito se mudar sua maneira de olhar para ele. Transforme a sua natureza de ansiedade em positiva!

Voltar à página superior

さらに16タイプ分類性格診断テスト(MBTI診断)を知りたい方へ
このサイトで紹介している16分類性格診断(MBTI)を深く知るには、以下の本『図解 あなたの天職がわかる16の性格』がおすすめです。この本は、16タイプごとの適職が分かるだけでなく、MBTIの要となる心理機能(認知機能)について端的にまとまっているので、MBTIのことを初めて知ったという方にもおすすめです。

以下の「Amazonで見る」のリンク先より試し読みすることができるので、目次などを一度見てみるだけでも参考になります。

自分のタイプが分かった方は、こちらからタイプ間の相性も確かめることができます↓

↓自分の性格タイプを知ってみたい方はこちら↓

この記事を書いた人
ナル心理学

ナル心理学では、16タイプ分類性格診断テスト(≒MBTI診断)を中心に解説しています。

心理学を学びたい!自分や他人の性格を知ってみたい!という方は是非ご覧ください‼︎

ツイッターでは、役立つ心理学やMBTIに関することを呟いているので、ぜひこちらもフォローしてくださいね^ ^

ナル心理学をフォローする
スポンサーリンク
ナルメカ(ナルキンのそうなるメカニズム) -NaruMECHANISM-

コメント

タイトルとURLをコピーしました